terça-feira, 27 de dezembro de 2016

De 1951 a 2016: veja 65 anos de evolução dos filmes de super-herois dos quadrinhos -Parte 01

Não tem mais um ano que sem um ou mais super-heróis dos quadrinhos nas telas. E isso não é um fenômeno recente. Eles estão por aí desde os anos 50 e você vê agora todas as mudanças desde 1951 até 2016.


Superman and the Mole-Man (1951)

Eles hoje são campeões de bilheteria e todos os anos levam milhões de fãs aos cinemas. Os super-heróis começaram de maneira bem modesta, com produções quase que independentes e efeitos especiais inexistentes. Nestes 65 anos de história, a evolução foi gradual, às vezes quase parou, mas seguiu adiante e hoje nos dá longas incríveis. Tudo bem que muitas vezes há pisadas na bola, mas isso é parte do negócio. 

E antes de entrarmos de cabeça nesta longa evolução, um esclarecimento. Não colocamos aqui produções como Adventures of Captain Marvel (1941), Captain America (1944) ou Superman (1948) porque são, basicamente, seriados em vários episódios. Mais tarde eles foram juntados e passaram a ser considerados longas, mas são, em essência, séries. Assim, ficamos apenas com aqueles que foram produzidos como filmes mesmo. 

Começamos então com o longa Superman and the Mole-Man, com George Reeves no papel principal. Este longa é a primeira adaptação de um super-herói dos quadrinhos para o cinema em formato de longa. O filme deu origem ao seriado de TV também protagonizado por Reeves a partir de 1952.


Batman: O Homem-Morcego (1966)


É o primeiro longa-metragem do Batman para o cinema e é um derivado da famosa série de TV. Trouxe todo o elenco do seriado, então estão lá Adam West, Burt Ward, Burgess Meredith, Julie Newmar, Cesar Romero, entre outros. O clima é exatamente o mesmo da TV: muita anarquia e ação non-sense.


Superman: O Filme (1978)


É o longa que deu início à era moderna dos super-heróis no cinema. Christopher Reeve (sem parentesco com George Reeves) é até hoje considerado o melhor Superman de todos os tempos. O filme trouxe efeitos especiais revolucionários para a época e mostrou para o público que um homem realmente podia voar. Pelo menos nas telas. Um clássico.


Superman 2 (1980)


Deu sequência ao sucesso do filme anterior e tem alguns bons momentos, mas a produção não foi das melhores e também pecou um pouco em efeitos especiais. Tem o mérito de ter colocado o Superman para lutar contra Zod, que invade a Terra e causa pânico.



Superman 3 (1983)


Superman continuou levando adiante sozinho a bandeira dos quadrinhos no cinema. A coisa aqui foi sofrível.


Supergirl (1984)


Em 1984 foi a vez de testar a sorte no cinema com a prima do Super-Homem. Helen Slater interpretou a Supergirl, mas o filme não foi bem, principalmente porque não teve o investimento certo, o que fez com que tivesse efeitos especiais bem pobres. De qualquer maneira é importante por mostrar uma super-heroína em ação. Foi a primeira nas telas, certo?



Superman 4: Em Busca da Paz (1987)


Depois de quatro anos resolveram colocar Christopher Reeve novamente como o Superman. Que desastre.

Fonte: O Capacitor

(Lá é impossível ler alguma coisa, usam o sistema de carregamento de página a cada clicada! Aqui vai mais fácil, hehehehe!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...